EsSA - Ensino Superior

Vocês sabiam que após concluir o Curso de Formação de Sargentos da EsSA, terão o diploma do Ensino Superior? ... Não sabiam?

Então, fiquem atentos à notícia abaixo que foi divulgada no site do concurso e não percam tempo, continuem se preparando com afinco para a prova que será realizada no dia 29/07/18.

CFS: Equivalência de Estudos dos Cursos Destinados aos Sargentos e Subtenentes e a Implantação do Curso de Formação de Sargentos no Grau Superior de Tecnologia.
Foi aprovado o Decreto n° 9.171 (17 OUT 17) o qual altera o Decreto n° 3.182, de 23 SET 99, regulamento da Lei n° 9.786, de 8 FEV 99, que dispõe sobre o ensino no Exército Brasileiro - decorre de proposta do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx) com o objetivo de:

a) alterar o nível do Curso de Formação de Sargentos (CFS) para o nível de Educação Superior de Graduação Tecnológica;

b) viabilizar a condução dos programas de pós-graduação, conduzidos no âmbito das Linhas de Ensino Militar Bélico, de Saúde e Complementar, de maneira mais eficaz, flexível e melhor alinhada com o Sistema Federal de Ensino.

O Decreto supracitado autorizou o Exército a implantar o nível superior de tecnologia nos diversos CFS, atentando para o previsto no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do Ministério da Educação (CNCST - 3ª Edição), além de definir que os respectivos cursos de especialização terão equivalência aos cursos de pós-graduação lato sensu.
Diante disso, o EME publicou a Portaria 504-EME, de 8 DEZ 17, que aprova as Diretrizes para a Equivalência de Estudos dos Cursos Destinados aos Sargentos e Subtenentes e a Implantação do Curso de Formação de Sargentos no Grau Superior de Tecnologia e dá outras providências (EB20-D-01.059), na qual consta o cronograma e equivalências:

- Sargentos formados até 2019 mantêm sua área de estudos (continuam com a equivalência de médio ou médio-técnico). Estes militares, caso sejam aprovados no CHQAO e concluam o curso com aproveitamento, terão seus diplomas com equivalência ao curso de tecnólogo em Gestão Pública.

- Sargentos formados a partir de 2020 terão seus diplomas com equivalência aos cursos de tecnólogo previstos no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia.

- Sargentos e Subtenentes, já possuidores do CHQAO, podem solicitar seu diploma com equivalência ao curso de tecnólogo em Gestão Pública à EsIE.

1) Sou Sargento formado em 2000, posso requerer meu diploma de nível superior?
Não, os Sargentos formados até 2019 mantêm sua área de estudos (continuam com a equivalência de médio ou médio-técnico). Estes militares, caso sejam aprovados no CHQAO e concluam o curso com aproveitamento, terão seus diplomas com equivalência ao curso de tecnólogo em Gestão Pública.

2) Estou estudando para prestar o concurso, quando será a primeira matrícula no CFS tecnólogo?
Será em 2019, para os candidatos aprovados no CA ao CFS 19/20, a ser realizado este ano (2018).

Fonte: http://www.esa.eb.mil.br/index.php/graduacao-tecnologica > Acesso em: 06/06/2018.