Assistência Remota

A assistência remota é uma tecnologia que pode ser utilizada para obter ajuda e solucionar problemas remotamente entre computadores.

Algumas vezes você pode ter dificuldades com algumas configurações do seu computador que são resolvidos facilmente por aquele seu amigo expert em tecnologia. Agora imagine que na pior das hipóteses esse seu amigo  está viajando... aí você pensa: “Fácil, basta eu ligar para ele e seguir as orientações”, mas se você não tiver alguns conhecimentos básicos de informática esta será uma tarefa quase impossível.

Independente de para qual parte do mundo o seu amigo expert em tecnologia tenha viajado, utilizando a assistência remota ele poderá acessar seu computador utilizando um software e a internet, ou seja, de onde ele estiver ele assume o comando do seu computador. Você fica ali, parado olhando para a tela enquanto ele abre programas, altera configurações, transfere arquivos do computador dele para o seu, entre outras atividades. O mais legal é que isso não precisa ser feito necessariamente de outro computador, ao invés disso poderá ser utilizado um smartphone. Isso mesmo, o conteúdo da tela do seu computador ficará disponível no display do smartphone do seu amigo, de onde ele fará as configurações necessárias para resolver o seu problema.

O próprio Windows disponibiliza esta funcionalidade, mas um dos programas mais utilizados para esta finalidade é o Team Viewer e o melhor de tudo é que ele é um software gratuito.

Ficou curioso? Instale o programa em seu computador e baixe o aplicativo no seu smartphone e experimente!


Por Lúcio Mendonça, Coordenador de Tecnologia.