Saint Patrick's Day

O dia 17 de março é muito importante na Irlanda, pois se comemora o Saint Patrick’s Day (Dia de São Patrício). Saint Patrick, cujo nome original era Maewyn Succat, nasceu na Grã-Bretanha, filho de pais endinheirados, mais ou menos no final do século IV. Acredita-se que tenha morrido no dia 17 de março de 461. Até os 16 anos, ele se considerava um pagão. Nessa idade, foi sequestrado e vendido como escravo por saqueadores irlandeses. Foi durante sua captura que ele começou a se voltar para Deus. Ele conseguiu escapar após ter sido escravizado durante 6 anos e, então, foi estudar em um mosteiro em Gauls (na região da atual França), por 12 anos. Foi quando ele soube que sua "vocação" era tentar converter todos os pagãos na Irlanda para o Cristianismo. Depois de 30 anos como missionário na Irlanda, estabeleceu-se num lugar chamado County Down até a sua morte.

Saint Patrick’s Day, também conhecido como St. Paddy's Day ou Paddy's Day é feriado nacional na Irlanda e também na ilha de Montserrat. No Canadá, Reino Unido, Japão, Brasil, nos Estados Unidos, na Austrália, Rússia, Argentina, Nova Zelândia e em Singapura, a data é amplamente celebrada, mas não se trata de um feriado oficial. As pessoas vestem-se de verde, pintam trevos no rosto e assistem às St. Patrick's Day Parades (desfiles), que é comparado aos “desfiles de carnaval de rua” que acontecem no Brasil. Entre as crianças, há a tradição de beliscar os amigos que não vestem verde neste dia. Algumas comunidades chegam a tingir rios ou córregos de verde!

Em toda parte, as pessoas dançam, cantam e bebem "green beer" (cerveja verde) nos Irish Pubs, que são estabelecimentos licenciados para servir bebidas alcoólicas, originalmente em países e regiões de influência britânica. Todo ano milhares de americanos com origem irlandesa se reúnem com seus parentes e amigos para compartilharem a tradicional refeição de corned-beef and cabbage, prato que a maioria das pessoas consome no dia e que só começou a ser associado ao Saint Patrick’s Day na virada do século. O corned-beef é carne de bovino inicialmente tratada em salmoura e posteriormente fervida em vinagre em fogo lento. Os pedaços empregados de carne costumam pertencer a cortes do que se denomina fralda. A origem do nome provém do processo de salga (em que se acrescentam grãos de sal, que em inglês se denominam corn); desta forma se pode traduzir literalmente como carne com grãos. Costuma ser enlatada para comercialização.

Outro prato tradicional é o Irish soda bread (pão irlandês). Muito popular por toda Irlanda, o pão irlandês é um tipo de pão rápido, no qual o fermento próprio dos pães (yeast) é substituído por bicarbonato de sódio (cujo nome em inglês é bicarbonate of soda ou baking soda, daí deriva o nome soda bread). No Saint Patrick’s Day, é costume cortar uma cruz no topo deste pão para afastar os demônios. As potato pancakes, conhecidas como boxty, também são tradição neste dia. Elas são feitas a partir da junção de purê de batatas com batatas raladas, resultando numa textura que em parte é panqueca, em outra é bolinho frito (hash brown).

Uma das marcas registradas de São Patrício era explicar a doutrina da Santíssima Trindade com um trevo de três folhas. Durante a semana de Saint Patrick, é costume, entre os que falam o irlandês, utilizar mais esta língua e deixar o inglês um pouco de lado. É a chamada Seachtain na Gaeilge (“Irish Language Week”). O Saint Patrick’s Day é celebrado até mesmo no espaço!

 

 

Fontes de Pesquisa:

http://www.solinguainglesa.com.br/conteudo/cultura/holiday_saint_patrick2.php

http://manualdohomemmoderno.com.br/cerveja/o-que-e-o-st-patricks-day

http://tudoparahomens.com.br/conheca-a-historia-do-st-patricks-day/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pub

 

Por Michele Ataíde, Instrutora de Inglês.