Petróleo e Gás

  • O curso de petróleo e gás foi criado para capacitar e formar profissionais, que veem no setor petrolífero boas oportunidades de crescimento e salários, de forma que atuem no setor industrial com processos de extração, produção e tratamento de óleo e gás, bem como seus derivados. Possuindo ênfase nos equipamentos de produção de óleo e gás, produção de derivados, sua comercialização e meio ambiente.

  • O cenário de petróleo e gás no Brasil sinaliza oportunidades principalmente por causa das descobertas dos reservatórios de pré-sal. O profissional qualificado para o setor tem 92% de chance de conquistar uma vaga no mercado de trabalho. Temos o compromisso de orientar nossos alunos em suas decisões profissionais de forma que tirem o melhor e maior proveito de todo o conhecimento adquirido dentro e fora de sala, da mesma forma, incentivá-los a buscar sempre mais. A Capacitação Profissional em Petróleo e Gás do Cursos Winners, forma profissionais para as diversas atividades do mercado profissional Petrolífero.

  • INDÚSTRIA DO PETRÓLEO

    Histórico e origem do setor petrolífero nacional e internacional, onde há processos globais de exploração, extração, refino, transporte/logística e a comercialização dos produtos derivados de petróleo. Noções sobre petroquímica (transformação do petróleo na maior quantidade possível de derivados possíveis), bem como a funcionalidade do petróleo na indústria de fertilizantes/pesticidas, farmacológica e polimérica (plásticos). Processo de formação do petróleo e Gás Natural, noções de geologia aplicado ao setor petrolífero.

    AUXILIAR DE PLATAFORMISTA

    O módulo proporciona aos seus alunos o conhecimento e embasamento teórico do que é um poço de petróleo ou gás, os métodos e fases da perfuração. Os jovens e adultos que desejam atuar em plataforma devem ter conhecimento de toda a operação marinha e terrestre de exploração petrolífera, assim como dos equipamentos que são utilizados.

    LOGÍSTICA DE PETRÓLEO

    Nesta etapa do curso, o aluno terá uma ampla e diversificada noção de como é feita a retirada do reservatório, localizado no subsolo. Terá conhecimento de como o petróleo é transferido para os navios e dutos e após o refino, com a obtenção de seus derivados, os mesmos são estocados e distribuídos.

    MEIO AMBIENTE

    O processo produtivo do petróleo gera grandes impactos no meio ambiente, como por exemplo, os vazamentos de óleo e emissão de gases e vapores tóxicos na atmosfera. Este módulo mostra aos alunos as possibilidades diversas que existem para explorar o petróleo, respeitando e aprendendo a recuperar o meio ambiente.

    SAÚDE OCUPACIONAL

    Entende-se por saúde ocupacional a área que cuida da saúde do trabalhador, especialmente na prevenção de doenças ou problemas provenientes do trabalho. O módulo dará ao aluno uma noção abrangente dos fundamentos da legislação, bem como as noções de saúde ocupacional a fim de identificar todas as atividades que são nocivas à saúde humana em diversas áreas da exploração petrolífera de modo que os possíveis riscos diminuam ou sejam eliminados.

    SEGURANÇA DO TRABALHO

    Segurança do trabalho é a ciência que atua na prevenção dos acidentes no ambiente coorporativo decorrentes de riscos ocupacionais. Nesses locais existem inúmeras situações passíveis de provocar acidentes. Logo, o módulo visa à análise de fatores de risco em todas as tarefas e nas operações dos processos de prevenção.

    GÁS NATURAL

    Nesta fase do curso, o aluno vai aprender de que forma o gás é retirado do subsolo, como também os melhores métodos de transporte, tratamento e comercialização para a população incluindo também as regras de segurança.

    REFINO

    O refino é a parte fundamental para a obtenção dos derivados do petróleo, como os combustíveis, lubrificantes, plástico, fertilizantes, entre outros. Nesta etapa do curso, o aluno terá uma ampla noção dos produtos obtidos através do refino, além de estudar suas utilizações e especificações técnicas.

    INGLÊS OFFSHORE

    A atividade petrolífera possui muitos termos específicos e jargões em inglês, que consequentemente geram muitas dúvidas àqueles que estão iniciando nesta área. Por isso, o módulo é voltado para o ensino da língua em sua especificidade cotidiana. O aluno conhecerá as palavras utilizadas de maneira prática e concisa durante as aulas.

  • Durante a semana, além da aula fixa, o aluno dispõe de uma hora a mais para tirar dúvidas, melhorar os conhecimentos sobre os temas abordados em classe e desenvolver atividades extras, que podem ser: listas de exercícios, debates, filmes, atividades práticas ou pesquisas extraclasses. Além da hora extra semanal, o aluno terá durante o curso visitas técnicas que poderão ser em centros geológicos, refinarias, feiras petrolíferas internacionais e afins.

  • material didatico petroleo

    O material didático é composto de três livros que possuem três módulos cada. Os mesmos são utilizados sequencialmente e duram em média seis meses, sendo divididos em:

    • Livro 1 – Indústria do Petróleo, Auxiliar de Plataformista e Logística.
    • Livro 2 – Meio Ambiente, Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho.
    • Livro 3 – Gás natural, Refino e Inglês Offshore.